Política

Trump autoriza início do processo de transição do poder para Biden

Donald Trump - Foto: Jim Watson/AFP
A decisão, na prática, equivale a um reconhecimento da derrota do republicano

Após mais de duas semanas desde a divulgação do resultado da vitória do democrata Joe Biden nas eleições presidenciais nos Estados Unidos, o governo de Donald Trump finalmente autorizou o início da transição formal do poder. Sinalizando um possível reconhecimento de derrota, Trump postou no Twitter que aprovou a iniciação dos devidos protocolos realizados pela Administração de Serviços Gerais (GSA, na sigla em inglês).

Trump vinha negando a vitória de Biden nas urnas desde a divulgação dos resultados em 7 de novembro
Trump vinha negando a vitória de Biden nas urnas desde a divulgação dos resultados em 7 de novembro – Foto: Carlos Barria/Reuters

LEIA MAIS

Após deixar a Globo, Bruna Marquezine é contratada pela Netflix

A decisão foi tomada mesmo embora ele afirme que continuará tentando reverter o resultado das urnas, No final da tarde desta segunda-feira (23), GSA, responsável pelo gerenciamento de recursos financeiros e humanos para a transição, enviou uma carta à campanha de Biden anunciando que a verba estava disponível para ser usada. Até agora, a agência vinha se recusando a tomar a decisão, alegando que a vitória do democrata ainda não era oficial.

“Nosso caso continua fortemente, manteremos a luta boa, e acredito que venceremos. De todo jeito, pelo melhor do nosso país, estou recomendando que Emily e sua equipe façam o que precisa ser feito com relação aos protocolos iniciais, e disse à minha equipe para fazer o mesmo”, disse o atual presidnete norte-americano.

Na primeira reação depois do anúncio, representantes de Joe Biden celebraram a “transição pacífica” e afirmaram que vão se reunir com integrantes do governo federal para “discutir a resposta à pandemia, tomar conhecimento dos interesses de segurança nacional e entender de forma ampla os esforços do governo Trump para esvaziar as agências governamentais”.

Adicionar comentário

Clique aqui para comentar