Acontece Política

Enfermeira de 54 anos é a primeira pessoa vacinada no Brasil

Mônica Aparecida Calazans é a primeira pessoa vacinada no país - Foto: Reprodução/GloboNews
Mônica Aparecida Calazans atua na linha de frente de combate à Covid-19.

Domingo histórico! Uma mulher, negra e enfermeira é a primeira pessoa a ser vacinada contra o coronavírus no Brasil. Mônica Aparecida Calazans, de 54 anos, trabalha na UTI do Instituto de Infectologia Emílio Ribas, em São Paulo, atuando na linha de frente de combate à doença. A vacinação, transmitida para todo o país, foi acompanhada de perto pelo governador paulista, João Doria.

No ano passado, inclusive, Mônica foi a vencedora do prêmio Notáveis CNN, justamente pela sua luta contra a Covid-19. “Foi de suma importância a enfermagem nesse caos. Tivemos comprometimento, solidariedade e cuidado, para que a população percebesse o quão nosso papel é fundamental”, comentou ao receber a premiação.

Enfermeira tomou a vacina neste domingo – Foto: Reprodução/GloboNews

Ela foi vacinada na tarde deste domingo (17), no Hospital das Clínicas de São Paulo, logo após a Anvisa liberar o uso emergencial da Coronavac, vacina desenvolvida pelo laboratório Sinovac em parceria com o Instituto Butantan, ligado ao governo paulista. A agência, aliás, também permitiu a utilização emergencial do imunizante desenvolvido pela Universidade de Oxford e o laboratório AstraZeneca, produzido também pela Fiocruz no Brasil.

O governador de São Paulo, João Doria, acompanhou a vacinação – Foto: Reprodução/GloboNews

A enfermeira, que estava extremamente emocionada durante a vacinação, faz parte do grupo considerado de risco para a Covid. Mônica é obesa, hipertensa e diabética. De acordo com a colunista Mônica Bergamo, da Folha de São Paulo, ela trabalhou como auxiliar de enfermagem por 26 anos e se formou enfermeira aos 47 anos.

Veja o vídeo com o momento da vacinação:

Adicionar comentário

Clique aqui para comentar